
Minha primeira peça
Foi com muita alegria que consegui fazer a primeira impressão com qualidade o bastante para se chamar assim. Já faz um ano que comecei a comprar as primeiras peças e na semana passada na casa do Maia que também tem uma Prusa conseguimos imprimir esta peça acima.
Foi um desafio, e bem mais dificil do que eu imaginava mas por outro lado aprendi e agreguei mais do que imaginava sobre diversas áreas. O tempo todo tive que tomar decisões influenciam todo o projeto, muitas vezes no escuro mas que mas que agora, depois da primeira impressão bateu uma grande sensação de tranquilidade e realização. Vale a pena pessoal!
Maiores problemas e dificuldades:
- Dificuldade e demora em obter peças eletrônicas ou de precisão pois o preço aqui no Rio é impraticável;
- Hotend não funcionando direito e não encaixando na extrusora, usinagem e tornearia não são tarefas simples como parecem;
- Pequenas peças como suportes de endstops e presilhas das barras de PLA racharam;
- Parafuso trator feito em cada ficou irregular;
- Falta de conhecimento;
Soluções:
- Esperar e antecipar compras, tentar comprar com alguém do grupo;
- Comprar um conjunto inteiro já testado, o do grupo é excelente;
- Não apertar demais ou usar ABS, embora haja discordâncias em relação a isso;
- Peça a um torneiro para fazer uma recartilha em um parafuso ou compre um pronto;
- Estudar e participar do grupo de discussão.
Dicas:
- Não compre apenas as vitaminas (parafusos, arruelas, porcas) listadas, compre tudo em dobro (exceto barras rocadas) e com tamanhos diferentes, sempre aparecem situações onde um fim de semana inteiro de trabalho não é concluido por falta de um parafuso de R$ 0,30;
- Não economize em ferramentas, ao contrário do seu smartphone que fica obsoleto antes de sair da loja, elas vão durar para sempre e vão te ajudar muito mais; Dicas: multimetro, termometro termopar, chaves canhão de 5mm, 5,5mm, 6mm e DUAS 13mm conjulgadas (estrela+boca).
- Não abuse do trava rosca, eles são feitos para nunca desmontar, dê preferência a porcas travantes e arruelas de pressão;
- O Roberto Wazen fez uma base de MDF que me ajudou muito no transporte e na rigidez da Prusa, depois eu aumentei essa base e uso até hoje. Nela fixei a fonte e a eletrônica, deixando o acesso ao interior da impressora livre;
- Aumentei um pouco a largura da minha impressora colocando mais duas porcas de cada lado, o que aumentou cerca de 5cm no total deixando mais espaço para fixar os hotends, trabalhar, passar fios além de diminuir um pouco a possível inclinação por diferença entre os eixos do Z;
-
Aumento da largura, deu mais espaço para trabalhar
- Mantenha a simplicidade do projeto que já funciona para milhares de pessoas, invente depois que começar a imprimir, fica mais divertido.
Configuração final em 06 Fev 2013
- Modelo: Prusa Mendel i2 Metrica impressa pelo Muringa em PLA;
- Eletrônica: RAMPS 1.4 da Ultimachine;
- Extrusora: Greg Wade´s Extruder em ABS impresso pelo Muringa;
- Hotend: Grupo de Estudos ReprapBR montado pelo Alain Mouette;
- Mesa aquecida: PCB MK2 Heated Hot Bed;
- Fonte: 12V 30A 360W Switching Power Supply (uso ela com corrente de 15V);
- Motores 4 x NEMA 17 Minebea para os eixos e 1 Kizan para a extrusora;
- Rolamentos lineares LM8UU;
- Endstops opticos;
- Polias GT2 de 36 dentes.
Agradável Surpresa
Mesmo trabalhando na área de desenvolvimento de software e já ter participado de projetos grandes que geraram software livre eu nunca tinha sentido de verdade o que é uma comunidade virtual. Só aqui na comunidade ReprapBR é que enxerguei o sentimento bacana de pertencimento e objetivos comuns, alegrias por ver problemas superados, agregar conhecimento e pessoas.
Foi uma grata surpresa presenciar o trabalho do grupo principalmente do Alain, Muringa, Paulo Fernandes e tantos outros que conheci depois do encontro do Guia CNC em Campinas e posso considerar amigos como o Roberto Wazen (to com saudade, papito, mas estava muito enrolado pra encontrar) e o Maia. Espero dar a minha contribuição e retribuir todo o apoio que recebi.
Agradecimentos
Eu jamais teria montado a impressora somente com os tutoriais espalhados na internet, contei nesse tempo com a ajuda do grupo reprapBr que na maioria das vezes me respondia os problemas em questão de minutos, entre eles o Muringa e o Alain Mouette.
Aqui no Rio, eu contei com a constante ajuda do Roberto ‘Inox’ Wazen que com empolgação e irreverência raras me ensinou a ter paciência nos procedimentos de montagem, rudimentos de eletronica além de ter emprestado várias peças. E também com o Maia que me emprestou os motores e resolveu várias partes obscuras da parte de eletrônica.
Muito obrigado pessoal!
Prezado,
Pode postar um video da máquina? A tempos que venho planejando montar uma.