Já faz um tempo que o tampo onde prendo a serra estava pronta, e com isso eu tive um problema: como armazenar. A madeira junto com a serra ficou bem pesada e dificilmente parava de pé. Outro problema era que o apoio não ficando fixo, ficava menos seguro e não dava pra deixar de pé apoiado. Eu usei a serra umas poucas vezes apoiando essa tampa nas caixas de feira e em umas cadeiras, mas não ficou nada firme e tive que incrementar mais.
Fazendo a caixa
Eu estava de madrugada fechando um trabalho no galpão do Celso (da Fábrica de Cenários) e vi na pilha de lixo pegando chuva alguns pedaços compensado de 10 e 15mm e corri para salva-los desse triste fim.

Aspecto final da caixa, fiz da mesma altura de uma caixa de feira, cerca de 30cm, assim posso guardar todas juntas nas mesmas prateleiras. Esses dois trilhos fiz com a tupia e são para usar com a mesa de corte que vou mostrar em mais detalhes num próximo post.
Depois com estes pedaços empilhados em casa acabei amadurecendo uma idéia que eu tive há bastante tempo quando vi um vídeo de um japonês, que fez uma caixa de madeira embaixo da sua serra circular. Isso faz com que boa parte da serragem fique acumulada ai embaixo, o que para mim é uma vantagem.
Outra vantagem de ter uma caixa é que posso guardar as ferramentas aí dentro: extensão elétrica, chaves para trocar a lâmina e a lâmina extra.
A medida que escolhi foi (580x560x300mm – comprimento, largura, altura) o que fez com que ela pudesse caber no armário no lugar de uma caixa de feira, ficando só um pouco mais larga.
Parte elétrica
Com a base resolvida, pude resolver com facilidade o maior problema até o momento: como ligar uma serra manual aparafusada de cabeça pra baixo? Coloquei uma extensão, uma tomada e um disjuntor dentro da caixa que posso ligar facilmente. Prendi o botão de ligar da serra com um pedaço de madeira.

Coloquei uma tomada e um disjuntor de 15, pois com a serra escodida abaixo da mesa, fica difícil liga-la. O botão da serra tem que ficar travado com um pedaço de madeira por exemplo. Aproveitei e coloquei um fio com 5m de comprimento, mas hoje vejo que deveria ter colocado pelo menos 10 ou 20m .
Ampliando os usos
Com uma caixa de madeira deste tamanho só para a serra, tive a idéia de alocar um espaço para outras ferramentas pesadas que são mais difíceis de guardar. Fiz uma divisória para separar a área da serragem (vai muita pra dentro da caixa) e deixa-las mais apresentáveis.

Fica com um espaço ótimo para guardar coisas, só que mesmo com umas divisórias que coloquei posteriormente fica com muita poeira… Agora eu deixo as coisas mais relacionada com a serra, como discos de serra sobressalentes, chaves para trocar o disco, extensão. Se guardar coisas pequenas, corre o risco de perder no meio da serragem, ao fim de um dia de trabalho, fica coberto com pelo menos 4 dedos de poeira!
Aberta ou fechada
Lá no galpão o pessoal faz estas caixas com uma abertura embaixo para a serragem sair, no meu caso, que uso para fazer trabalhos em casa ou em algum estúdios de cinema onde não podemos ter muita sujeira, deixei fechado pois a maior parte da serragem fica acumulada aí.
Veja os outros posts sobre a construção:
Pingback: Fazendo uma serra de bancada com serra circular manual, parte 2: melhorias. | Projetos, construções e repraps
Pingback: Fazendo uma serra de bancada com uma serra circular manual – Primeira parte | Projetos, construções e repraps
gozei baldes , muito bom essa sua ferramenta
Eu tive essa ideia, mas analisando a serra e a base dela, concluí que sustentar o peso da serra pela base pregada seria perigoso, porque a base fica sobrecarregada e não foi projetada prá isso, mas sim prá srvir de apoio para o peso da serra, ou seja, para compressão e não para tração. Bom, você fez e parece ter dado certo, somente peço que preste atenção nesse detalhe, porque se a serra cair ligada vai fazer um estrago. agora nem tanto, porque você colocou uma caixa, contudo, ela vai desligar automaticamente sem o gatilho? Parabéns.
Olá Alexandre
As suas questões procedem, o calor não se discipa bem e ela aquece bastante, até por estar toda fechado. Eu desligo ela pelo disjuntor na lateral ou na tomada, o gatilho fica preso direto com um pedaço de madeira.
Esta é uma boa solução para hobbistas, mas se voce usa todo dia, tem funcionários e cumpre regulamentos é melhor uma profissional e por isso desembolçar pra lá de 3.000 reais e uma parruda mesmo nem sei quanto. Nessa serra, gastei 120 reais da serra, mais uns 15 com a tomada e disjuntor e a madeira foi sucata, fora isso quando eu preciso eu tiro ela da base e uso na mão. Fiz ela do tamanho que eu quis e consigo guardar embaixo do movel e quando trabalho na rua ainda serve de caixa de ferramenta. Tem semanas que uso mas depois chego a ficar um mes sem lembrar dela, mas se fosse trabalhar todo dia com certeza estaria com uma mais apropriada.
Excelente idéia me ajudou muito.obrigado.Sebastião.belo horizonte-mg