Tem gente que vai estranhar e levar para o mau caminho, mas se voce só está pensando em construir uma máquina tem que levar a sério essa dica ou então morar ao lado de uma “mega store” de parafusos que funcione 24hs.
Então ai vai uma dica informal mas que me salvou o fim de semana e a noite de ontem:
Tenha pelo menos uma barra roscada de 3mm e uma de 4mm e umas 100 porcas e arruelas para cada. Hoje eu diria que é tão essencial quando uma chave de fenda ou uma furadeira.
Dicas do Wazen
Do alto de sua experiência (não vou citar a idade mas o Roberto [RJ] é mais velho que o Maracanã, rs) me deu algumas dicas e vou acrescentar umas minhas também:
- Antes de cortar, deixe umas duas ou três porcas enroscadas tanto na parte que vai ser cortada, quanto na parte que vai ser o parafuso. Desta maneira depois de cortada a barra voce derenrosca e refaz a rosca, pois ao cortar, esta fica danificada em 50% das vezes.
- Estes parafusos te ajudam a cortar também, a serra costuma escorregar por causa da rosca, assim voce pode deixar o espaço da serra entre elas e usar como guia.
- Para cortar é bom prender na morsa (torno), facilita muito o trabalho e dá firmeza. Use um pedaço de borracha ou madeira, assim machuca menos as roscas.
- Use um trava rosca na cabeça, fica bem firme e não sai depois. Tem gente, como o Alain que usa super bonder tb. O trava rosca demora uns 20 minutos para ficar bom.
- Para ficar com o acabamento perfeito, depois de travada a cabeça do parafuso (porca) use uma lima e acabe com as rebarbas. Além de ficar mais bonito, é comum eu me cortar nestas pontas também, vira um estilete disfarçado.
Assim, quando aparecer aquela pecinha que é do Thingiverse ou coisa parecida, voce não vai ficar na “onça”.
Pingback: Compras: Parafusos / Barras de rosca | Projetos, construções e repraps