Como também sou iniciante, me identifiquei com uma pergunta recente lá no fórum reprapBr. Sempre temos que ponderar que como opensource, o projeto está sujeito a adaptações, ninguém vai te dizer como DEVE ser. A rigor voce pode fazer uma Reprap toda em casa, incluindo a eletrônica, circuitos impressos, ferragens da loja de construção e motores de sucata de impressoras de jato de tinta. No entanto, são tantos sistemas funcionando em conjunto (eletrônica, motores, movimentos, fonte elétrica, estrutura) que de início é normal ficar sem referência. Então, aqui vão as perguntas do outro novato e respostas do Henrique Muringa:
- Já decidiu o modelo?
Sim? Não? Vai de Prusa. Muito boa, barata, cheia de upgrades, e fácil de fazer… Compre as peças plásticas, depois as ferragens, vai na busca aqui do grupo e procura pela lista de ferragens (minha fonte foi o wiki). As correias tem no BR tbm só procurar… - Como montar?
Pronto, abre esse link http://issuu.com/garyhodgson/docs/prusa_mendel_visual_instructions
e monta a parte mecânica. - Mas, e a eletrônica?
Compra a RAMPS (eletrônica) na Ultimachine ou na Lulzbot, de preferencia o kit completo, assim você não precisa soldar nada, que é bem dificil… Pega uma fonte de PC qualquer e usa pra ligar (eu comprei pelo ebay)… Compra um extruder pronto (lulzbot vende o budaschqualquerocisa por $90), ou então espera o povo aqui fazer alguns nacionais…
Depois instala o software http://www.youtube.com/watch?v=CAo89CrMtPo&feature=player_embedded - Mais alguma coisa?
Compra filamento coloridinho na Ultimachine.com
Baixa um arquivo http://www.thingiverse.com/
Imprima e seja feliz..
Claro passa aqui fala como foi, peça por ajuda na calibração, e meu, é isso…
As coisas parecem difíceis até vc por as mãos no kit e nas ferragens, é que nem lego, super fácil de montar, e depois que vc pega a manha não tem como errar mais…
http://blog.reprap.org/2011/04/sourcing-3d-printer.html